A nossa História

 
 

 
A Lenda

Rainha Santa Isabel e a Lenda das Jans
Entre os muitos passageiros, a barca da Amieira terá transportado o corpo da infanta aragonesa que casou com D. Dinis, mais tarde canonizada e conhecida como Rainha Santa Isabel. Falecida em Estremoz e sepultada em Coimbra, esta foi conduzida pelo caminho que ia desde a Amieira até à margem do Tejo, trajando um vestido de linho tecido pelas Jans, nome dado às mulheres invisíveis que fiavam um linho muito fininho e sem nós. Uma lenda da região - Lenda das Jans - conta que quem quisesse uma peça tecida por estas fadas, teria de deixar de noite o linho e um bolo de farinha de trigo a cozer na lareira. Terminado o trabalho, estas desapareciam misteriosamente, levando consigo o petisco.
 
 
 

 
O Projecto

O projecto Jans Concept, é o resultado de uma paixão (de Isilda Pelicano) pelas "coisas" e pelas "artes" da natureza reflectindo a perspectiva da estilista sobre o design, as artes tradicionais e estilo de vida.

Um projecto comercial com uma marcante matriz cultural, que cria objectos únicos de design contemporâneo - peças têxteis trabalhadas manualmente, cerâmica, objectos em cortiça e produtos aromatizantes - manufacturados em Portugal inspirados em técnicas artesanais do Norte Alentejano, tendo como fim a divulgação das artes tradicionais da região contribuindo ainda para a atracção de jovens designers para as reinterpretar de forma contemporânea.

A preservação da memória e autenticidade da cultura local projectada em novos padrões de modernidade, assenta numa aposta forte no design, na qualidade e na inovação, assumindo-se a vertente turística como corolário desta inovadora marca.
 
 
 

 
A Herdade

Na Herdade das Jans a vida passa lentamente, o saber-fazer, a dedicação, as receitas, tudo passa de geração em geração, dando origem a produtos de excelência criados por novos artesãos dedicados, que colocam o saber acumulado, métodos artesanais e a tradição ao serviço das novas gerações.

Plenamente integrada na paisagem natural, banhada pelo rio Tejo, a JANS Country House & Nature (com abertura prevista no Outono de 2021) na Herdade das Jans é um lugar magnifico que oferece uma sensação de exclusividade conjugadas com uma beleza natural que é especial e onde as cores e os aromas que brotam da terra, únicos do Alentejo, realçam o encanto do autêntico e da sofisticação deste lugar num estilo de vida simples com o doce conforto da modernidade e design exclusivo que nos é trazido pela inovadora marca JANS que cria objectos únicos de design contemporâneo, manufacturados em Portugal, inspirados em técnicas artesanais do Norte Alentejano e que além de fazerem parte da decoração podem também ser adquiridos no local.
 
 
 

 
A Barca d’Amieira

O local tem este nome por haver uma embarcação que faz a ligação entre o apeadeiro ferroviário da Barca d’Amieira, situado na margem norte do Tejo, na Beira Baixa, e a estrada que conduz à localidade de Amieira do Tejo, já no Alentejo, unindo assim os dois cais que entram rio adentro. A Herdade das Jans situada na Barca d’Amieira, junto à Amieira do Tejo, aldeia histórica na margem esquerda do rio Tejo, integra um edifício que remonta a 1850. O local era uma das designadas “Casas da Comissão” (instalações criadas no terceiro quartel do sec. XVIII, em diversos pontos do país, grandes armazéns onde, em épocas convenientes, se reuniam os produtos das respectivas regiões e se guardavam até que em ocasião própria pudessem seguir para outros destinos e que na Amieira do Tejo centralizavam todo o tráfego entre as duas margens), mais tarde o edifício serviu de ponto de pernoita e descanso aos “Ratinhos” (trabalhadores rurais oriundos das Beiras e que faziam sazonalmente a ceifa no Alentejo) e que aqui na Barca d’Amieira tinham um ponto de entrada no Alentejo.
 
 
 

 
A Natureza

Integrado no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, Geoparque Mundial da UNESCO este é um território de grande riqueza e diversidade natural, Para além da biodiversidade animal e vegetal, das riquezas geológica e arqueológica e das condições que oferece para a prática da pesca recreativa e de desportos náuticos, o troço montanhoso do Tejo que delimita, a norte do Concelho de Nisa, possui um importante complexo de arte rupestre.

Para os amantes das caminhadas recomenda-se o usufruto dos 7 percursos pedestres existentes em Nisa (um dos quais, o PR1, que atravessa a Herdade num pequeno troço e se prolonga ao longo das margens do Tejo através do Muro de Sirga) - com excelentes paisagens naturais incluindo bosques de sobreiros e azinheiras e galerias de salgueiros ao longo dos rios, uma diversidade de aves notável albergando uma importante área de nidificação de aves, podendo-se observar a águia-de-bonelli, águia-real, abutre-fouveiro e abutre-do-egito.Também abriga populações de cegonhas-pretas, uma espécie rara em Portugal. Os mamíferos do parque incluem a lontra-europeia, o gato-bravo, o veado-vermelho entre muitos outros.
 
 
 

 
A Assinatura

“… aqui pratica-se uma forma de estar na vida, positiva, alegre, de partilha e com o sentido do tempo, característico do Alentejo…” confidencia Isilda Pelicano, reflectindo a sensibilidade estética de alguém que sempre se movimentou no mundo da moda com uma filosofia que caracteriza o verdadeiro luxo pela simplicidade, discrição, autenticidade, uma valorização do tempo como bem essencial e a estética como parte integrante da cultura.

Um lugar para tranquilizar a mente e o corpo, usufruindo de um estilo de vida saudável e tradicional do Alentejo, com um toque de modernidade e de elegância, uma paixão pelas “coisas” e pelas “artes” da natureza que estão na génese do posicionamento e brand essence da marca; Passion for nature.